Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento e manutenção de linhagens celulares como ferramentas de análise do processo de transição epitélio mesênquimal.

Processo: 19/26528-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Sarah Evellin Rodrigues Borba
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/03074-1 - Explorando a atividade do fator de transcrição Sp1 associada a transição epitélio mesenquimal como alvo terapêutico do osteossarcoma, AP.R
Assunto(s):Osteossarcoma   Cultura de células

Resumo

Este bolsista participará dos experimentos de estabeleceimtno de linhagens expressando constitutivamente a nucleasse Cas9 e proteínas repórteres. As linhagens Cas9 serão utilizadas nos experimentos de knock-out de genes (p.ex.: gene Sp1) e aquelas expressando proteínas repórteres (p.ex.: luciferae), sob controle de expressão de promotores de genes analisados no projeto principal (p.ex.: CDH1/e-cadherin). Desta forma, o bolsista receberá capacitação em toda a rotina do laboratório referente ao preparo de materiais e reagentes para cultivo de células, técnicas de cultivo celular, técnicas de clonagem e análise de DNA, análise de expressão gênica (RT-PCR e Western blot). Estas atividades apoiarão os experimentos desenvolvidos por estudantes de pós-graduação e pesquisadores, envolvidos com os experimentos de uso da técnica de CRISPR-Cas9 para obtenção de linhagens para análise do papel do fator de transcrição Sp1 no processo de EMT.