Busca avançada
Ano de início
Entree

Impasses de uma tradição: questões políticas e estéticas da "tradição da formação" nas obras de Chico Buarque e Kleber Mendonça Filho

Processo: 19/23390-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 31 de março de 2020
Vigência (Término): 05 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ornelas Berriel
Beneficiário:Fernando Cambauva Breda
Supervisor no Exterior: Nicholas Mainey Brown
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Illinois at Chicago (UIC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/12355-1 - Impasses de uma tradição - questões políticas e estéticas da "tradição da formação" nas obras de Chico Buarque e Kleber Mendonça Filho, BP.MS
Assunto(s):Literatura comparada   Romance   Produção artística   Cultura brasileira

Resumo

Este projeto almeja uma interpretação do romance Estorvo de Chico Buarque e dos filmes Aquarius e Som ao redor, dirigidos por Kleber Mendonça Filho, buscando estabelecer a partir do cotejo das obras uma perspectiva privilegiada para compreensão de impasses e questões que afetam parte da produção artística brasileira contemporânea. O problema de fundo reside na vinculação das obras destes artistas a uma tradição política e estética que se encontra, segundo seus próprios formuladores em 'desintegração' - a chamada "tradição da formação". Esta tradição, no campo da política, tinha como programa, grosso modo, a conjunção entre industrialização nacional e integração da população local à vida cidadã por meio de ações políticas levadas a cabo por uma ampla frente progressista. No âmbito da cultura, seu programa sedimentava-se, também muito resumidamente, na mestiçagem das raças e no encontro civilizatório das classes. Uma tradição, portanto, com esforço civilizatório e que se projetava ao futuro; futuro que já teria "chegado", sem a utopia ter se realizado, e levado com ele as próprias possibilidades de realização utópica tal como haviam sido previstas. Dessa forma, é objetivo deste projeto a compreensão dos problemas e soluções encontradas nestas obras no que diz respeito à filiação das mesmas a uma tradição que reconhece em si própria a obsolescência de seus pilares fundamentais de sustentação. (AU)