Busca avançada
Ano de início
Entree

Autorregulação da aprendizagem e o performer metacognitivo: diálogo entre a ciência e a performance musical

Processo: 19/21481-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de setembro de 2020
Vigência (Término): 29 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Carlos Fernando Fiorini
Beneficiário:Camilla dos Santos Silva
Supervisor no Exterior: Helena Paula Marinho Silva de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:18/20809-2 - Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva, BP.DR
Assunto(s):Performance (arte)   Violão   Metacognição   Ensino e aprendizagem   Métodos de ensino

Resumo

Esta proposta de estágio de pesquisa no exterior tem como objetivo o aprofundamento nas duas frentes gerais da pesquisa de doutorado por mim desenvolvida no país: a performance avançada de violão e a investigação científica dos processos metacognitivos envolvidos na prática musical. O centro escolhido - Universidade de Aveiro - Portugal - possui centros de excelência em ambas as áreas, tornando possível o trabalho de pesquisa teórica em Autorregulação da Aprendizagem e a prática musical artística, bem como a obtenção de dados qualitativos do público-alvo da pesquisa: estudantes de graduação em música. Por meio de pesquisa bibliográfica, participação em discussões e conferências acadêmicas, observação de aulas de violão, grupo focal, e elaboração e apresentação de um recital de violão, o estágio, previsto no projeto inicial de pesquisa de doutorado, permitirá a síntese e o diálogo entre os dados quantitativos e o resultado da performance artística. (AU)