Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de ciclones extratropicais em extremos de vento e onda no Oceano Atlântico: clima presente e perspectiva futura

Processo: 20/01416-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Pesquisador responsável:Pedro Leite da Silva Dias
Beneficiário:Carolina Barnez Gramcianinov
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/08057-5 - Modelagem e estatísticas de extremos de ventos e ondas no Oceano Atlântico, AP.R
Assunto(s):Tempestades ciclônicas

Resumo

O padrão de circulação dos ventos sobre o oceano é um dos mecanismos mais importantes na formação de ondas, impactando diretamente atividades humanas importantes, como navegação e extração de óleo. Dessa forma, o estudo de ciclones extra-tropicais e suas relações com eventos extremos de vento e onda é fundamental para o manejo seguro de atividades costeira e oceânicas, tanto no presente quanto em perspectivas futuras. Este documento é um plano de pós-doutorado que tem como objetivo analisar o impacto dos ciclones extra-tropicais em eventos estremos de vento e onda no presente e em projeções climáticas, e está vinculado ao projeto Modelagem e estatísticas de extremos de ventos e ondas no Oceano Atlântico (EXWAV, em inglês) desenvolvido em uma parceria entre a Universidade de São Paulo (IAG-USP) e a Universidade de Lisboa (CENTEC-IST). As atividades propostas neste plano incluem produzir uma climatologia de ciclones extra-tropicais extremos; desenvolver uma classificação para os ciclones extremos de acordo com seus impactos na geração de ondas sua associação com eventos extremos de vento e onda, e; avaliar mudanças nos ciclones extra-tropicais extremos nas projeções climáticas e estimar possíveis mudanças no padrão de ondas do Oceano Atlântico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRAMCIANINOV, C. B.; CAMPOS, R. M.; DE CAMARGO, R.; HODGES, I, K.; SOARES, C. GUEDES; DIAS, P. L. DA SILVA. Analysis of Atlantic extratropical storm tracks characteristics in 41 years of ERA5 and CFSR/CFSv2 databases. OCEAN ENGINEERING, v. 216, NOV 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.