Bolsa 20/04667-3 - Febre de Chikungunya, Febre reumática - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de vacinas contra Streptococcus pyogenes e Chikungunya utilizando VLPs

Processo: 20/04667-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Gustavo Cabral de Miranda
Beneficiário:Gustavo Cabral de Miranda
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/14526-0 - Desenvolvimento de vacinas contra Streptococcus pyogenes e Chikungunya utilizando VLPs, AP.JP
Assunto(s):Febre de Chikungunya   Febre reumática   Cardiopatia reumática   Vacinas   Bactérias gram-positivas   Streptococcus pyogenes   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chikungunya | pyogenes | S | Vacinas | VLPs | Vacina

Resumo

Streptococcus pyogenes é uma espécie de bactéria Gram-positiva responsável por uma grande variedade de doenças, como febre reumática e cardiopatia reumática crônica. Estima-se que mais de meio milhão de mortes são causadas devido a graves infecções causadas por S. pyogenes em todo o mundo; e no Brasil isso tem levado a sérios problemas de saúde pública. Tal como S. pyogenes, o vírus Chikungunya tornou-se uma ameaçada mundial e, segundo a OMS, mais de um milhão de casos são registrados anualmente apenas nas Américas, onde a maioria dos casos acontecem do Brasil. Portanto, o desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra S. pyogenes e Chikungunya evitará a extensiva morbidade e mortalidade humana causadas por esses patógenos. Neste projeto, propomos o desenvolvimento de vacinas contra S. pyogenes e Chikungunya tendo como base as partículas semelhantes a vírus (do inglês, virus like particles-VLPs), em especial o bacteriófago Qbeta (Q²VLP) e Poliomavírus murino VP1 (VP1VLPs). A construção e caracterização de novos VLPs como plataforma desenvolvida no Brasil a ser utilizada para os estudos de vacinas contra diversos patógenos, inicialmente S. pyogenes e vírus Chikungunya, será fundamental para estudos de vacinas no Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo, assim como para o Brasil em geral, pois será um passo importante para estabelecer novas estratégias nos estudos de novas vacinas com o uso de VLPs. Minha inserção também estabelecerá colaborações fortes com universidades reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Oxford, Inglaterra e o Hospital Universitário de Berna, na Suíça, onde tenho trabalhado nos últimos cinco anos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VUITIKA, LARISSA; CORTES, NELSON; MALAQUIAS, VANESSA B.; SILVA, JAQUELINE D. Q.; LIRA, ALINE; PRATES-SYED, WASIM A.; SCHIMKE, LENA F.; LUZ, DANIELA; DURAES-CARVALHO, RICARDO; BALAN, ANDREA; et al. A self-adjuvanted VLPs-based Covid-19 vaccine proven versatile, safe, and highly protective. SCIENTIFIC REPORTS, v. 14, n. 1, p. 17-pg., . (19/14526-0, 21/08468-8, 20/04667-3, 21/03102-5, 20/09404-0, 21/03508-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.