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A literatura grega no currículo escolar brasileiro (1850 - 1951) e a sua influência para a formação da cultura de gênero

Processo: 19/21258-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Emery Marques Gusmão
Beneficiário:Luiza Monteiro Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   História das disciplinas escolares   Cultura escolar   Literatura grega   Estudos de gênero

Resumo

O presente trabalho propõe analisar as leituras da cultura grega realizadas no colégio Pedro II durante os anos 1850-1951, com o intuito de verificar a importância na cultura da época. Investigando se há uma importante influência na cultura escolar que por sua vez é influenciada pela cultura culta e dominante da época. Pretende-se analisar como os autores refletem na cultura e separação de gênero, na qual o feminino não deveria ter acesso a esses conteúdos. Segundo as fontes localizadas, todo o conteúdo desse colégio foi minuciosamente escolhido para pertencer ao currículo, de fato esses autores comentam sobre o heroísmo e a soberania do homem isso quer dizer que o ambiente escolar era utilizado como meio de propagação de uma ideologia?