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Aspectos de gradualidade na aprendizagem distribucional de categorias sintáticas de palavras

Processo: 19/21976-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Pablo Picasso Feliciano de Faria
Beneficiário:Maria Paula Cardeliquio Orfanelli
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linguística computacional   Linguagem oral   Aquisição da linguagem   Discurso (oratória)   Análise sintática   Modelagem computacional

Resumo

O potencial da informação distribucional na aprendizagem de categorias sintáticas das palavras do português brasileiro (PB), no contexto da aquisição da linguagem, tem sido estudado a partir de modelagens computacionais (Faria e Ohashi, 2018; Faria, 2019) em que são conduzidos experimentos utilizando um corpus de fala dirigida à criança compilado a partir da Coleção "Projeto de Aquisição da Linguagem Oral" (CEDAE/UNICAMP) e da base CHILDES (MacWhinney, 2000). A modelagem ainda assume uma apresentação instantânea dos dados de entrada ao aprendiz, uma idealização conveniente a uma primeira aproximação do problema, mas distante da realidade da criança, que é exposta gradualmente à fala e precisa construir seu conhecimento da língua incrementalmente. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo, portanto, começar a investigar - teórica e computacionalmente - de que forma o modelo pode ser melhorado para simular essa apresentação gradual dos dados.