Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas nanoestruturados bioadesivos para administração intraductal e tratamento localizado do Câncer de Mama

Processo: 20/01208-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Biagini Lopes
Beneficiário:Julia Sapienza Passos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/13877-1 - Nanocarreadores para a quimioprevenção e tratamento localizado de tumores de mama, AP.JP2
Assunto(s):Nanotecnologia   Adesivos   Neoplasias mamárias   Carcinoma intraductal não infiltrante   Nanopartículas   Polieletrólitos

Resumo

O Câncer de Mama apresenta uma elevada incidência mundial, mas existem poucas alternativas efetivas e bem aceitas para o tratamento localizado de formas não invasivas da doença, como o Carcinoma Ductal In Situ (CDIS). Neste projeto, propomos o desenvolvimento de nanopartículas de polieletrólitos para a administração intraductal de fármacos citotóxicos a fim de otimizar a localização dos fármacos no tecido mamário. Esses complexos serão desenvolvidos utilizando quitosana e ácido hialurônico em diferentes proporções, e incorporados em dispersões de Poloxamer 407, um polímero termosensível, para obtenção de sistemas de gelificação in vivo, visando prolongar o tempo de permanência das nanopartículas nos ductos mamários. A relação entre composição e incorporação dos fármacos será estudada a fim de avaliar como a composição afeta as propriedades do sistema, por meio de caracterização por tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta. Uma formulação será então selecionada (formulação otimizada) para avaliação das propriedades bioadesivas, potencial de irritação, liberação dos fármacos e tempo de residência no tecido mamário. Será avaliada a influência da nanoencapsulação na eficácia e seletividade dos fármacos, em culturas tumorais 2D e em esferóides multicelulares 3D, por meio do estudo da influência da formulação sobre a viabilidade e proliferação de células tumorais e não transformadas. Com esse estudo, visamos contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma mais eficaz e segura para o tratamento do CDIS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOJEIKO, GABRIELA; PASSOS, JULIA SAPIENZA; APOLINARIO, ALEXSANDRA CONCEICAO; LOPES, LUCIANA BIAGINI. Topical transdermal chemoprevention of breast cancer: where will nanomedical approaches deliver us?. Nanomedicine, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.
GIACONE, V, DANIELA; DARTORA, VANESSA F. M. C.; DE MATOS, JENYFFER K. R.; PASSOS, JULIA S.; MIRANDA, DANIEL A. G.; DE OLIVEIRA, ERICA A.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; COSTA-LOTUFO, V, LETICIA; MARIA-ENGLER, SILVYA S.; LOPES, LUCIANA B. Effect of nanoemulsion modification with chitosan and sodium alginate on the topical delivery and efficacy of the cytotoxic agent piplartine in 2D and 3D skin cancer models. International Journal of Biological Macromolecules, v. 165, n. A, p. 1055-1065, DEC 15 2020. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.