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Sistema de recomendações cruzadas professor-aluno para intermediação de aulas síncronas em ambiente presencial ou virtual

Processo: 20/04446-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Alberto Bueno Júnior
Beneficiário:Adriana Viaboni Longo
Empresa:Iteas Soluções Digitais Ltda
CNAE: Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:18/13301-2 - Sistema de recomendações cruzadas professor-aluno para intermediação de aulas síncronas em ambiente presencial ou virtual, AP.PIPE

Resumo

A humanidade sempre entendeu a educação como um dos principais promotores de transformação individual e social, influenciando diretamente o progresso da sociedade. Uma série de pedagogos desenvolveram teorias que ganharam destaque na educação tendo dois objetivos primordiais: a autonomia do aluno (Freire, 1996) e a equidade na educação (Scotti, 2007).Embora o Profes tenha nascido da percepção de necessidades específicas de estudantes que poderiam ser atendidas fazendo bom uso de recursos tecnológicos existentes, a atuação da empresa encontra fundamentação em estudos e teorias modernas de práticas pedagógicas. Segundo Feuerstein, um mesmo estímulo pode produzir diferentes efeitos em um aprendiz, dependendo da forma como esse estímulo é processado e apresentado para o aprendiz através de um agente mediador (personificado pelo professor). Especificamente, o Profes encontra fundamentação na teoria pedagógica de Modificabilidade Cognitiva, conforme proposta pelo estudioso pós-Piagetiano Reuven Feuerstein (1921-2014) (Feuerstein, R., 1990; Meier,M. and Garcia, S., 2007).Nossa proposta, portanto, se fundamenta em considerar como elemento central de um processo de ensino-aprendizagem o agente professor (Bloom, 1984). Este professor, impactado pela tecnologia, migra do seu papel único de transmissor de conteúdo para o papel de mediador e curador do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem. Os Internet-based electronic marketplaces (IEMPs), os mercados eletrônicos, continuam a ser os sistemas de informação interorganizacionais mais promissores no encontro de necessidades entre fornecedores e clientes (Grieger, 2003). Esta organização facilitou e simplificou o encontro online de demandas e ofertas de qualquer produto ou serviços antes distantes.Porém a empatia e a singularidade humana fazem com que o processo de conexão de um professor adequado às necessidades acadêmicas e pedagógicas dos alunos se torne um problema de alta complexidade. Ao longo de vários anos, o Profes se tornou referência neste mercado, acumulando dezenas de milhares de professores do Brasil todo em mais de 13.000 especialidades agrupadas em 192 disciplinas. Além disto, diversos dados de interações que foram criados automaticamente ou colaborativamente pelos usuários da plataforma, explorando o novo padrão Web 2.0 (Vossen e Hagemann, 2007).Nos últimos anos, o Profes tem se empenhado em aprimorar o resultado do seu sistema de buscas cruzadas. Este projeto visa utilizar as mais modernas e avançadas técnicas e modelos para sistemas de recomendação híbrida, unindo filtragem colaborativa com as baseadas em conteúdos para descrição de itens (Qumsiyeh e Ng, 2012) e de usuários (Ganu et al., 2013, Kim et al., 2012, Wang e Chen, 2012) no intuito de gerarem melhores recomendações (Bobadilha et al,. 2013).O projeto objetiva trazer resultados expressivos no aumento na satisfação dos serviços do Profes, e consequentemente no aumento da taxa de contratação de professores, retorno dos alunos e melhora nas avaliações. Com a inserção desses novos mecanismos e funcionalidades a serem desenvolvidos nesta pesquisa, no sistema do Profes, esperamos consolidar a liderança da marca na intermediação de aulas, possibilitando maior assertividade das soluções na sua consolidação no mercado nacional, aumento da competitividade internacional e a melhoria substancial da educação básica brasileira.