Resumo
Os grêmios estudantis, de acordo com a Lei do Grêmio Livre n° 7.398, de 4 de novembro de 1985, caracterizam-se como entidades autônomas que representam os interesses dos estudantes, podendo ter intuito em diversas ênfases, como educacional, cultural, cívica, desportiva e social. A literatura sobre o assunto aponta que o grêmio, por ser espaço coletivo de ensino e aprendizagem, promove atividades que visam melhorias em diversas áreas e aspectos do ambiente escolar. Nele, são realizadas ações concretas com incentivo e discussão sobre a educação democrática, em que os estudantes discutem conceitos e atividades além da sala de aula. Dessa forma, é um espaço que promove desenvolvimento no âmbito escolar e de funções psicológicas superiores, além de fortalecer o vínculo dos alunos com a escola. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como ocorre o desenvolvimento do psiquismo infantil manifestado na fala e na escrita das crianças participantes do grêmio de uma escola pública. Participarão do estudo catorze crianças de oito a onze anos, cujos pais concordaram e assinaram termo de consentimento. Os dados serão coletados através de três instrumentos: a) filmagens das reuniões; b) entrevistas semiestruturadas com os integrantes do grêmio e seus professores, realizadas ao início e ao final do mandato; e c) observações das aulas. Para responder às questões do estudo, os dados obtidos serão agrupados e comparados para posterior análise.
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