Busca avançada
Ano de início
Entree

A mediação pedagógica: o estudo de particularidades do trabalho do professor com crianças surdas

Processo: 19/25418-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
Beneficiário:Ana Clara Geraldes
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Ensino fundamental   Mediação pedagógica   Planejamento pedagógico   Tratamento documental   Crianças com deficiência   Entrevistas (psicologia)

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar particularidades da mediação pedagógica empregada por docentes que atuam com alunos surdos matriculados em salas bilíngues (Língua Brasileira de Sinais - Libras - e Língua Portuguesa) de Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. O tema surge da atuação da discente, que propõe este projeto, com esta realidade de mediação pedagógica no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid). Pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa, na perspectiva sócio histórica, tendo seus dados coletados por meio de fontes documentais, entrevistas realizadas com docentes bilíngues e observações participativas do cotidiano de turmas bilíngues de uma escola polo bilíngue, do município de Guarulhos. O registro das observações ocorrerá em diário de campo e em filmagens, que posteriormente farão parte do corpo da pesquisa. Como resultado, espera-se uma maior compreensão de particularidades do trabalho pedagógico, no saber fazer docente do profissional que atua em salas bilíngues formadas por alunos surdos e que, desse modo, possam favorecer a ampliação de experiências significativas na aprendizagem de alunos surdos.