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A mediação pedagógica: o estudo de particularidades do trabalho do professor com crianças surdas

Processo: 19/25418-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Érica Aparecida Garrutti
Beneficiário:Ana Clara Geraldes
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Ensino fundamental   Mediação pedagógica   Planejamento pedagógico   Tratamento documental   Crianças com deficiência   Entrevistas (psicologia)   Educação de pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de surdos | Libras | mediação bilíngue | Planejamento Pedagógico | Educação Bilíngue

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar particularidades da mediação pedagógica empregada por docentes que atuam com alunos surdos matriculados em salas bilíngues (Língua Brasileira de Sinais - Libras - e Língua Portuguesa) de Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. O tema surge da atuação da discente, que propõe este projeto, com esta realidade de mediação pedagógica no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid). Pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa, na perspectiva sócio histórica, tendo seus dados coletados por meio de fontes documentais, entrevistas realizadas com docentes bilíngues e observações participativas do cotidiano de turmas bilíngues de uma escola polo bilíngue, do município de Guarulhos. O registro das observações ocorrerá em diário de campo e em filmagens, que posteriormente farão parte do corpo da pesquisa. Como resultado, espera-se uma maior compreensão de particularidades do trabalho pedagógico, no saber fazer docente do profissional que atua em salas bilíngues formadas por alunos surdos e que, desse modo, possam favorecer a ampliação de experiências significativas na aprendizagem de alunos surdos.

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