Busca avançada
Ano de início
Entree

Estigmas e preconceitos raciais presentes na escola na perspectiva de estudantes de Ensino Fundamental I

Processo: 19/24343-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Claudia Regina Daniel
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia social   Racismo   Preconceito racial   Ensino fundamental   Ambiente escolar   Estudo observacional   Entrevistas (psicologia)   Percepção (psicologia)   Negros   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Antiracista | Ensino Fundamental | Identidade étnico-racial | Inclusão | preconceito | Racismo | Psicologia Social e Inclusão

Resumo

O presente estudo tem como temática o preconceito racial existente no interior das escolas, dirigido aos estudantes afrodescendentes e surgiu a partir das experiências no decorrer do curso de licenciatura e das observações dessas situações em situações de estágio. Seu objetivo é investigar a percepção de crianças do Ensino Fundamental I, sobre Racismo, Preconceito, e os estigmas ligados a população negra, que se manifestam no ambiente escolar. Para desenvolver a pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa, será realizada uma pesquisa cunho bibliográfico com o levantamento de produções científicas publicadas por autores que se identificam com a luta antirracista, e que abordem o tema da pesquisa, buscaremos as produções bibliográficas que abordam em seus estudos conteúdos que nos permita construir conhecimentos sobre os temas em estudo: auto-percepção de crianças negras quanto ao racismo, preconceito racial dirigido às crianças negras no espaço escolar, práticas discriminatórias contra essa população e impactos sobre os mesmos. Assim optamos por fazer uma pesquisa exploratório-descritiva, a partir da qual selecionaremos produções científicas (TCCs/dissertações/teses, livros e artigos científicos), elaboradas por estudiosos que se identificam com a luta antirracista, cujo objeto de estudo se articule diretamente ao tema da nossa pesquisa, e que foram publicadas/produzidas no período de 2010 a 2020. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)