Busca avançada
Ano de início
Entree

Estigmas e preconceitos raciais presentes na escola na perspectiva de estudantes de Ensino Fundamental I

Processo: 19/24343-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Claudia Regina Daniel
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia social   Racismo   Preconceito racial   Ensino fundamental   Ambiente escolar   Inclusão   Estudo observacional   Entrevistas (psicologia)

Resumo

O presente estudo tem como temática o preconceito racial existente no interior das escolas, dirigido aos estudantes afrodescendentes e surgiu a partir das experiências no decorrer do curso de licenciatura e das observações dessas situações em situações de estágio. Seu objetivo é investigar a percepção de crianças do 5º de Ensino Fundamental I, de uma escola pública do município de Presidente Prudente, sobre Racismo, Preconceito, e os estigmas ligados a população negra, que se manifestam no ambiente escolar. Para desenvolver a pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa, será realizada uma pesquisa de campo dividida em dois momentos: inicialmente os estudantes de uma sala de 5º ano de EF I serão observados por dois meses para coleta de informações sobre atitudes e falas preconceituosas; no segundo momento, serão selecionados seis alunos, sendo três dentre aqueles que expressaram atitudes (falas) e práticas preconceituosas contra crianças negras e três que foram alvo desses ataques. Com os seis alunos serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, com roteiro de questões abertas e com apresentação e debate sobre situações de racismo hipotéticas na escola, que serão gravadas em áudio, para posterior analise, reflexão e sistematização dos dados coletados.