Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural das proteínas do SARS-CoV-2, coronavírus causativo da doença infecciosa COVID-19, e busca por agentes antivirais

Processo: 20/05330-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 21 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Aline Minali Nakamura
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/04602-9 - Desenvolvimento de antivirais para o tratamento da COVID-19, AP.R
Assunto(s):Biologia estrutural   Infecções por Coronavirus   COVID-19   Coronavirus da síndrome respiratória aguda grave 2   Proteínas virais   Replicação viral   Planejamento de fármacos   Desenvolvimento de fármacos   Antivirais   Terapia de alvo molecular   Inibidores enzimáticos   Pandemias

Resumo

Vírus emergentes e reincidentes sempre configurarão uma ameaça e um desafio à saúde pública global. O surgimento de um novo tipo de coronavírus (SARS-CoV-2) em dezembro de 2019 gerou uma epidemia que está em andamento resultando, até o momento, em mais de 227.000 casos e 9.000 mortes. Apesar dos esforços empregados com a atual epidemia e com os surtos passados (SARS e MERS) no desenvolvimento de antivirais, nenhum composto se mostrou eficiente em testes clínicos. Assim, este projeto tem como objetivo central utilizar as informações estruturais de proteínas de SARS-CoV-2 para auxiliar na busca por moléculas que possam auxiliar no desenvolvimento de fármacos antivirais específicos para esse vírus. Para isso, será conduzida a produção e caracterização de proteínas não estruturais (nsps) envolvidas no processo de replicação viral, como a protease Mpro nsp5, a RNA polimerase RdRp nsp12, a RNA helicase nsp13, a exoribonuclease nsp14 e a endoribonuclease nsp15. A partir dessas amostras, pretendemos utilizar uma combinação de técnicas biofísicas e bioquímicas para a identificação de novos candidatos a antivirais a partir do métodos de Planejamento de Ligantes Baseado na Estrutura dos Alvos (SBDD). Desta forma, pretendemos obter um potencial candidato a fármaco, que possa ser utilizado em testes pré-clínicos. Esse projeto está vinculado ao projeto 2020/04602-9 aprovado na chamada COVID-19 da FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (3 total):
ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação: Sirius recebe 1º experimento de pesquisadores externos (08/Set/2020)
Agencia Global de Información (México): Brasil: usan acelerador de sincrotrón para estudiar las proteínas de SARS-Cov-2 (06/Set/2020)
CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais: Sirius recebe 1º experimento de pesquisadores externos (04/Set/2020)