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Entendendo o processamento emocional no TDAH: a análise de dados eletrofisiológicos empíricos em pré-escolares

Processo: 19/24819-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Elizabeth Shephard
Beneficiário:Luís Felipe Chagas Caldeira Catão
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Neurodesenvolvimento   Desenvolvimento emocional   Crianças em idade escolar   Processos eletrofisiológicos   Análise de dados   Eletroencefalografia

Resumo

A regulação emocional corresponde à capacidade de o indivíduo, por uma série de mecanismos, modular as respostas emocionalmente evocadas pelos mais diversos estímulos de forma a controlar e eventualmente alterar seu estado emocional conforme a situação, oferecendo possibilidades adaptativas do comportamento bastante importantes na vida social dos indivíduos e na conquista de seus objetivos. Esses mecanismos, conforme sugerido por uma série de evidências, estão de alguma forma alterados em transtornos do neurodesenvolvimento, com destaque para o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). O presente estudo visa a propor uma análise dos correlatos eletrofisiológicos, especificamente os ERPs (potenciais relacionados a eventos), do processamento emocional em crianças pré-escolares com TDAH. Esse projeto irá contribuir significativamente para o campo dos estudos em neurodesenvolvimento por fornecer novas informações sobre os mecanismos neurais subjacentes aos problemas de regulação emocional em jovens crianças diagnosticadas com TDAH. (AU)