Busca avançada
Ano de início
Entree

Significados de cuidado para mulheres familiares de crianças usuárias de um CAPSi de Santos-SP

Processo: 19/23981-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Eunice Nakamura
Beneficiário:Julia Piva Larangeira
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Serviços de saúde mental   Feminização   Relações familiares   Mulheres   Cuidadores   Etnografia   Santos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:CAPSi | cuidado | mulheres | saúde mental infantil | significado | Ciências Sociais e Humanas

Resumo

A saúde mental infantil tem ganhado notório espaço em pesquisas tanto brasileiras quanto internacionais. Sabe-se que o cuidado com crianças, além de requerer certas especificidades, exige uma consolidada rede de apoio, sendo um desses agentes cuidadores a família. Nota-se, quanto ao cuidado realizado pela família, uma feminização: mães, avós, irmãs ou cuidadoras estão marcadamente mais presentes nos grupos para familiares realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSi). Com base em uma literatura da antropologia sobre saúde mental e cuidado percebe-se não apenas que o cuidado é realizado principalmente por mulheres como também é um conceito que pode assumir diferentes significados. O objetivo do projeto é, portanto, identificar e compreender os significados de cuidado para mulheres familiares, cuidadoras das crianças que utilizam os serviços do CAPSi do centro de Santos. Para isto será realizada pesquisa baseada no método etnográfico, priorizando-se a observação participante para o acompanhamento e a escuta a essas mulheres nos grupos e em outros espaços no serviço, estando previstas, também, entrevistas em profundidade, que serão realizadas por telefone, em função do contexto da pandemia do Covid-19. Entende-se que significados são constituídos por diferentes atores sociais em contextos particulares e, por isso, compreender o que as mulheres têm a dizer sobre cuidado também nos ajuda a compreender sua realidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.