Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação celular e molecular do silenciamento de ANKHD1 em câncer de mama

Processo: 19/25421-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:João Agostinho Machado Neto
Beneficiário:Bruna Oliveira de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular   Neoplasias mamárias   Transdução de sinais   Expressão gênica   Marcador molecular   Proliferação   Western blotting
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ankhd1 | Câncer de mama | sinalização celular | Biologia da câncer

Resumo

Apesar de amplamente estudado, as bases moleculares do câncer de mama ainda são pouco compreendidas, tornando-se evidente a relevância da identificação de novos marcadores moleculares e vias de sinalização que possam ser úteis na estratificação prognóstica, predição de resposta à terapia e no desenvolvimento de novas opções terapêuticas. Nesse sentido, a proteína Ankyrin Repeat and KH Domain Containing 1, ANKHD1, tem sido identificada como importante para a proliferação, migração e invasão de células neoplásicas. A ANKHD1 é uma proteína com 20 repetições de anquirina e um domínio homólogo à K (KH), o que sugere sua atuação como proteína andaime em importantes vias de sinalização e interação celular. De fato, sua interação com outras proteínas, como a YAP1, SIVA1, SHP2, p21 e SMYD3, tem sido descrita em diversos tipos de câncer. Ademais, recentemente, a ANKHD1 foi relacionada com a regulação da ativação da via JAK2/STAT. Em câncer de mama, foi inicialmente descrito seu impacto prognóstico em pacientes, sendo que a elevada expressão de ANKHD1 está associada a piores prognósticos. O objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar e caracterizar o efeito da inibição de ANKHD1 em células de câncer de mama com relação à expressão gênica e proteica de proteínas relacionadas, proliferação, migração e apoptose. Para tanto, utilizaremos modelos bem estabelecidos de linhagens celulares neoplásicas de mama, bem como técnicas de biologia celular e molecular, incluindo inibição por transfecção com siRNA, PCR quantitativo, Western Blotting e ensaios de proliferação, migração e apoptose. Esperamos que esses achados pavimentem novas investigações sobre as funções celulares de ANKHD1 no câncer de mama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, BRUNA OLIVEIRA; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO. Emerging functions for ANKHD1 in cancer-related signaling pathways and cellular processes. BMB REPORTS, v. 53, n. 8, p. 413-418, . (17/24993-0, 19/23864-7, 19/25421-5)
LIMA, KELI; DE MIRANDA, LIVIA BASSANI LINS; GARNIQUE, ANALI DEL MILAGRO BERNABE; DE ALMEIDA, BRUNA OLIVEIRA; DO NASCIMENTO, MARIANE CRISTINA; ALCANTARA, GUILHERME AUGUSTO SOUSA; MACHADO-SANTELLI, GLAUCIA MARIA; REGO, EDUARDO MAGALHAES; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO. The Multikinase Inhibitor AD80 Induces Mitotic Catastrophe and Autophagy in Pancreatic Cancer Cells. CANCERS, v. 15, n. 15, p. 14-pg., . (19/23864-7, 21/11606-3, 20/12842-0, 22/03316-8, 19/25421-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.