Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do canal TRPM2 na neurodegeneração e ativação microglial no modelo da Doença de Parkinson induzido por 6-hidroxidopamina

Processo: 20/02109-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Ana Flávia Fernandes Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Degeneração neural   Microglia   Doença de Parkinson   Hidroxidopaminas   Canais de receptores transientes de potencial   Modelos animais de doenças

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em pessoas idosas, trazendo um grande impacto socioeconômico devido o crescente cenário de envelhecimento populacional. É caracterizada, principalmente, pela morte dos neurônios dopaminérgicos da substância negra pars compacta, e consequente perda de dopamina no estriado, podendo a morte celular ser posterior a um quadro inflamatório com a presença da ativação microglial. O canal Receptor de Potencial Transiente de Melastatina 2 (TRPM2) é um canal de cálcio ativado por estresse oxidativo, sendo alvo de estudos que buscam mecanismos por trás da morte celular. Entretanto pouco se sabe sobre a participação do TRPM2 na DP. Assim, apesar de diversos estudos já publicados, sua etiologia não está totalmente elucidada, necessitando de pesquisas que busquem preencher estas lacunas e descrever de possíveis alvos de atuação farmacológica. Assim, o objetivo desse trabalho é avaliar a contribuição do TRPM2 na neurodegeneração e ativação microglial em modelo animal da DP. Para isso serão utilizados camundongos selvagens e nocautes para TRPM2, homo e heterozigotos, os quais serão submetidos a cirurgia estereotáxica para administração de 6-hidroxidopamina (6-OHDA). Será feito o teste do cilindro e rotação induzida por apomorfina para validação do modelo. Sete e vinte um dias após a cirurgia, os animais serão eutanasiados para coleta de seus encéfalos e realização das técnicas de mensuração de H2O2, imuno-histoquímica, immunoblotting e PCR, para avaliação dos neurônios dopaminérgicos, do TRPM2, da via de sobrevivência celular Akt/GSK-3²/Caspase-3 e da microglia (ex: Iba-1, iNOS eTMEM119). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES FERREIRA, ANA FLAVIA; SINGULANI, MONIQUE PATRICIO; ULRICH, HENNING; FENG, ZHONG-PING; SUN, HONG-SHUO; BRITTO, LUIZ ROBERTO. Inhibition of TRPM2 by AG490 Is Neuroprotective in a Parkinson's Disease Animal Model. Molecular Neurobiology, JAN 2022. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA, ANA FLAVIA F.; BINDA, KARINA HENRIQUE; REAL, CAROLINE CRISTIANO. The effects of treadmill exercise in animal models of Parkinson's disease: A systematic review. NEUROSCIENCE AND BIOBEHAVIORAL REVIEWS, v. 131, p. 1056-1075, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.
FIGUEROA, PAULINA BELEN SEPULVEDA; FERREIRA, ANA FLAVIA FERNANDES; BRITTO, LUIZ ROBERTO; DOUSSOULIN, ARLETTE PATRICIA; TORRAO, ANDREA DA SILVA. Association between thyroid function and Alzheimer's disease: A systematic review. METABOLIC BRAIN DISEASE, v. 36, n. 7, p. 1523-1543, OCT 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.