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Discriminação em relação ao comportamento: evidências do viés de professores

Processo: 19/25473-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Bruno Ferman
Beneficiário:Luiz Felipe Fontes
Instituição-sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Discriminação   Comportamento na sala de aula   Professores   Habilidades sociais   Ensino fundamental e médio   Escola particular

Resumo

Este estudo objetiva fornecer evidências de uma nova faceta das habilidades sócio-emocionais, mostrando que os resultados de testes escolares são afetados pelos vieses dos professores em relação ao comportamento de seus alunos na sala de aula. Nossas evidências são extraídas de dados exclusivos pertencentes a alunos do ensino fundamental e médio de escolas particulares brasileiras. Nossa estratégia empírica baseia-se no contraste de testes no nível da escola corrigidos por professores e testes no nível da escola que cobrem exatamente o mesmo conteúdo, mas são corrigidos por uma máquina. Usando dados detalhados sobre o comportamento em sala de aula dos alunos e mantendo constante o desempenho em exames corrigidos pela máquina, nossas evidências iniciais sugerem que os professores aumentam as notas dos alunos com bom comportamento em sala de aula e deduzem pontos dos alunos com pior comportamento. (AU)