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As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de medicina no Brasil

Processo: 19/24876-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Eliana Goldfarb Cyrino
Beneficiário:Karla Caroline Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Ação afirmativa   Estudantes de medicina   Povos indígenas   Pessoal de saúde   Inquéritos e questionários   Entrevista   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Educação Médica | Ensino na saúde | Formação superior | Indígenas | Rodas de conversa | Educação interdisciplinar

Resumo

Esta pesquisa terá como objetivo compreender as experiências de estudantes indígenas que cursam a graduação em Medicina em faculdades públicas, a partir de suas narrativas. Será buscado identificar os estudantes indígenas que cursam a graduação em Medicina nas diversas faculdades públicas no Brasil, nos anos de 2018 e 2019. Serão analisadas as vivências destes estudantes no processo de ingresso e permanência no curso, identificando potencialidades, fragilidades e superações. Também será analisado o encontro intercultural dos seus saberes tradicionais frente aos conhecimentos ofertados na graduação de Medicina, discutindo inclusive as perspectivas de atuação destes futuros profissionais de saúde. O campo da pesquisa são os estudantes indígenas dos cursos de Medicina de todo o país. Para a compreensão do campo optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa. Inicialmente será realizado mapeamento dos estudantes indígenas no Brasil, com utilização de questionário, além de entrevistas individuais e roda de conversa com parte destes estudantes. Será realizada análise de conteúdo dos materiais, buscando-se inicialmente avaliar quanto à sua qualidade e suficiência. Posteriormente, para análise de conteúdo a partir da perspectiva qualitativa, serão realizados os procedimentos de categorização, inferência, descrição e interpretação. Espera-se como resultado contribuir para a compreensão sobre a presença destes indígenas nas escolas médicas públicas brasileiras, trazendo à tona as principais potencialidades, fragilidades e formas de superações que esses estudantes vivenciam. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUNA, WILLIAN FERNANDES; TEIXEIRA, KARLA CAROLINE; DE LIMA, GIOVANA KHARFAN. Mapeamento e experiências de indígenas nas escolas médicas federais brasileiras: acesso e políticas de permanência. Interface (Botucatu), v. 25, . (19/24876-9, 19/24863-4, 19/09426-7)