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Direitos sexuais e reprodutivos de jovens no ensino médio em tempos de crescentes conservadorismos

Processo: 19/27772-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cristiane Gonçalves da Silva
Beneficiário:Vanessa Jorge Leite
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Ciências sociais   Direitos sexuais e reprodutivos   Ensino médio   Jovens   Religiosidade   Relações interpessoais   Cotidiano escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservadorismo | Direitos Sexuais e Reprodutivos | Ensino Médio | jovens | religiosidade | ciências sociais e humanas

Resumo

Esse plano de atividades, selecionado para bolsa de pós-doutorado, vincula-se ao projeto temático "Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos" (2017/25950-2) e ao conjunto de atividades previstas na implementação e avaliação de um programa de educação em sexualidade baseada em uma perspectiva multicultural de direitos humanos. O programa pretende, ao mesmo tempo, contribuir com uma reflexão sobre o impacto de discursos conservadores, incluindo os religiosos, no exercício da sexualidade e nas expectativas de seus ideários sobre a normatização dos gêneros e sobre a coprodução de atitudes e experiências discriminatórias - como racismo, machismo e lgbtfobia, além da discriminação religiosa. Com base nos procedimentos e metodologia previstos no escopo do projeto, em especial do estudo etnográfico que acompanhará o processo de implementação, o objetivo deste trabalho de pós-doutorado será compreender como o fortalecimento de conservadorismos na sociedade brasileira, especialmente os de base religiosa, atravessam as interações sociais no cotidiano da escola. Compreender especificamente como estudantes e o conjunto de atores da comunidade escolar respondem à proposta de afirmação de direitos sexuais e reprodutivos dos jovens. (AU)

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