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Estado da arte das produções brasileiras sobre orientação à queixa escolar a partir da Psicologia histórico-cultural

Processo: 19/19438-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Camila Sanches Guaragna
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   História da psicologia   Estado da arte   Análise de conteúdo   Crianças e adolescentes   Ambiente escolar   Bases de dados científicos   Produção científica

Resumo

Este estudo pretende realizar um estado da arte das produções brasileiras sobre o tema "orientação à queixa escolar", uma modalidade de atendimento psicológico que busca compreender a produção da queixa escolar de forma dialética, considerando não apenas aspectos relacionados à criança/adolescente e à sua família, como também, imprescindivelmente, ao contexto escolar. Para isso, serão analisadas as principais produções dos líderes e vice-líderes de 13 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq que utilizam a psicologia histórico-cultural como referencial teórico e que foram mapeados por pesquisa realizada em 2018 pelo Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE). Desta forma, a partir da análise das produções, será possível apreender como a queixa escolar é conceitualizada nos diferentes grupos, quais seus objetivos ao discutir este tema, quais conceitos da teoria histórico-cultural são utilizados para subsidiar as discussões e quais os principais autores de referência.

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