Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de risco do praguicida quiral protioconazol em modelos humanos: correlação in vitro-in vivo, predição de interação medicamentosa e estudos de cito- e genotoxicidade

Processo: 20/02139-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Anderson Rodrigo Moraes de Oliveira
Beneficiário:Icaro Salgado Perovani
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de risco   Praguicidas   Enantiômeros   Genotoxicidade   Cromatografia líquida de alta pressão

Resumo

A utilização de praguicidas no mundo tem aumentado significativamente. Nesse sentido, organismos não alvo, como seres humanos, podem estar mais expostos aos seus efeitos tóxicos. O protioconazol é um fungicida utilizado no Brasil, Estados Unidos da América e países da união européia em culturas de algodão, cevada, milho, trigo, dentre outras. Por ser um fungicida quiral, a interação de cada enantiômero do protioconazol em ambientes quirais, como as biomoléculas presentes no organismo, pode ser diferente o que leva ao comportamento enantiosseletivo. Alguns estudos têm demonstrado o comportamento enantiosseletivo do protioconazol em diferentes ambientes, o que representa indício de que seu metabolismo no organismo humano também possa ser enantiosseletivo. Dessa forma, o objetivo desse projeto de pesquisa será realizar um amplo estudo com diferentes modelos humanos visando posterior avaliação de risco desse praguicida. Para tanto será realizado o metabolismo enantiosseletivo do protioconazol empregando microssomas hepáticos de humano e posterior correlação in vitro-in vivo com a determinação dos parâmetros toxicocinéticos (i) clearance hepático; (ii) taxa de extração hepática e (iii) fração biodisponível do fungicida. Estudos de fenotipagem e avaliação do potencial inibitório do praguicida sobre as principais isoformas do citocromo P450 (CYP450) responsáveis pelo metabolismo de fármacos serão realizados visando a predição da interação fármaco-praguicida. Por fim, estudos de cito- e genotoxicidade enantiosseletiva serão realizados para avaliar se o praguicida pode apresentar toxicidade enantiosseletiva a células de humanos. Os estudos serão conduzidos com a mistura racêmica e com os enantiômeros isolados e os resultados serão comparados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEROVANI, ICARO SALGADO; SERPELLONE, CAROLINA OLIVEIRA; DE OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGO MORAES. An appraisal of experimental designs: Application to enantioselective capillary electromigration techniques. ELECTROPHORESIS, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.