Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas de professores de Educação Física sobre o ensino de conteúdos diversificados no espaço da quadra esportiva

Processo: 20/01263-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lílian Aparecida Ferreira
Beneficiário:Juliana Laís Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Educação escolar básica   Esportes   Gestão de conteúdo   Aulas   Coleta de dados   Entrevista   Pesquisa educacional

Resumo

A Educação Física enquanto componente curricular da educação básica deve assumir a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, a fim de formar pessoas para serem capazes de usufruir, reconstruir e apreciar os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas, as lutas, enfim, das diversas práticas corporais. Sob esta perspectiva, os espaços para as aulas deveriam dar condições efetivas para possibilitar estas vivências aos estudantes, entretanto, o que ainda ocorre é que, em grande parte das escolas públicas brasileiras, o espaço para o desenvolvimento das aulas está circunscrito a uma quadra poliesportiva, demarcada para quatro modalidades esportivas: futsal, voleibol, handebol e basquetebol. Neste sentido, os objetivos deste estudo são identificar e analisar as perspectivas de professores de Educação Física sobre o ensino de conteúdos diversificados no espaço da quadra delimitado para quatro modalidades esportivas. A metodologia, orientada pela abordagem qualitativa, será balizada pela pesquisa descritivo-interpretativa. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 20 professores que atuem em escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio em uma cidade do interior de São Paulo. Nossa expectativa com este estudo é que nos ajude a compreender como os professores dizem desenvolver suas aulas neste espaço; se o espaço da quadra influencia ou não no desenvolvimento das aulas dos docentes; de que modo para eles, os alunos interagem com este espaço nas aulas; enquanto docentes, se pudessem pensar na reconfiguração da quadra poliesportiva, o que sugeririam. (AU)