Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma cultura organizacional circular para um sistema produto-serviço

Processo: 18/24830-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mateus Cecílio Gerolamo
Beneficiário:Ana Carolina Bertassini
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/11771-1 - Aplicação dos conceitos de gestão da inovação e aprendizagem organizacional no desenvolvimento de um roadmap cultural orientado a economia circular, BE.EP.DR
Assunto(s):Economia circular   Sistema produto-serviço (PSS)   Cultura organizacional   Inovação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional e Valores | economia circular | Gestão da Mudança | Inovação | Mindset | Sistema produto-serviço | Gestão de Processos e Operações

Resumo

A Economia Circular (EC) é um conceito emergente e uma tendência de modelo de negócio, que tem por objetivo transformar o atual modelo econômico em um modelo mais resiliente. O Sistema Produto-Serviço (PSS) é a inovação mais valiosa e disruptiva no modelo de negócios, uma vez que permite a desmaterialização e altera a propriedade. Uma transição bem-sucedida para a EC exige mudanças na maneira como as empresas entendem e fazem negócios. As organizações que estão tentando sobreviver nessa transição, por meio da implementação do PSS, precisam adaptar sua cultura e liderança. O alinhamento da cultura organizacional é essencial para que as organizações possam alcançar resultados resilientes e de longo prazo. Portanto, a cultura organizacional tem um papel importante na transição para a EC, pois, para implementar qualquer modelo de negócios circular, é necessária colaboração e mudanças na estrutura, recursos, valores, comportamentos e crenças. No entanto, temas relacionados a gestão da mudança, como a cultura organizacional, não são estudados no contexto da implementação do PSS. Por esta razão, o objetivo central deste trabalho é a transformação dos elementos da cultura organizacional para facilitar a implementação do PSS, com o intuito de promover a EC. Para atingir este objetivo, realizaremos uma revisão sistemática da literatura para identificar a relação entre EC, PSS e cultura organizacional, uma survey para obter os elementos que irão compor os building blocks da cultura organizacional circular e estudos de caso para confirmar esses building blocks. Com esta pesquisa, esperamos gerar contribuições acadêmicas e práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTASSINI, ANA CAROLINA; ZANON, LUCAS GABRIEL; AZARIAS, JEAN GUILHERME; GEROLAMO, MATEUS CECILIO; OMETTO, ALDO ROBERTO. Circular Business Ecosystem Innovation: A guide for mapping stakeholders, capturing values, and finding new opportunities. SUSTAINABLE PRODUCTION AND CONSUMPTION, v. 27, p. 436-448, . (18/24830-6, 17/23310-6)
BERTASSINI, ANA CAROLINA; OMETTO, ALDO ROBERTO; SEVERENGIZ, SEMIH; GEROLAMO, MATEUS CECILIO. Circular economy and sustainability: The role of organizational behaviour in the transition journey. BUSINESS STRATEGY AND THE ENVIRONMENT, v. 30, n. 7, p. 3160-3193, . (18/24830-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.