Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações da expressão gênica de citocinas em sapos do gênero Rhinella submetidos a desafio imunológico com lipopolissacarídeo (LPS)

Processo: 20/00370-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Felipe Rangel Floreste
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/16320-7 - Impactos das mudanças climáticas e ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Endocrinologia   Imunologia   Melatonina   Corticosterona   Resposta imune   RNA   Anfíbios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anfíbios | corticosterona | melatonina | resposta imune | Rna | Endocrinologia e Imunologia

Resumo

Nas últimas décadas, populações de anfíbios ao redor do mundo têm experimentado um agravado declínio. Dentre as prováveis causas podemos destacar mudanças climáticas, poluição, fragmentação de habitat e introdução de espécies. Essas alterações podem ser percebidas como estressores crônicos, fragilizar a função imunológica e potencializar a exposição aos patógenos, levando a maiores taxas de mortalidade. O contato dos anfíbios com essa instabilidade ambiental pode levar a um aumento da secreção de hormônios glicocorticoides. O aumento desses hormônios na circulação pode interferir com os níveis circulantes de outros hormônios, como por exemplo, reduzindo as concentrações plasmáticas de testosterona e melatonina, além de apresentar um efeito imunomodulador complexo, conforme o padrão temporal de ativação do eixo hipotálamo-hipófise-inter-renais. Dentro desse contexto, torna-se fundamental um melhor entendimento dos processos endógenos da imunidade nos anfíbios e da modulação dos glicocorticoides sobre suas funções imunes. O objetivo geral deste projeto é avaliar a dinâmica temporal dos hormônios corticosterona, testosterona e melatonina plasmáticos e a expressão de citocinas que montam e regulam a resposta inflamatória frente a um desafio imunológico em anuros. Para isso, utilizamos lipopolissacarídeo (LPS) para mimetizar uma infecção bacteriana em sapos da espécie Rhinella diptycha, e acompanharemos a expressão de citocinas no baço e concentração de corticosterona, testosterona e melatonina no plasma sanguíneo. Até o momento, já obtivemos resultados preliminares que demonstram um complexo padrão temporal de variação de concentrações plasmáticas de corticosterona, testosterona e melatonina, bem como dos parâmetros imunitários em resposta ao LPS. Da mesma forma, esperamos observar um padrão temporal na expressão de citocinas, com maior expressão das citocinas pró-inflamatórias nos primeiros horários após a injeção, decaindo à medida que a expressão de citocinas regulatórias e anti-inflamatórias se acentua nos últimos horários, com a resolução do processo inflamatório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORESTE, FELIPE R.; TITON JR, BRAZ; TITON, STEFANNY C. M.; MUXEL, SANDRA M.; GOMES, FERNANDO R.; ASSIS, VANIA R.. Time Course of Splenic Cytokine mRNA and Hormones during a Lipopolysaccharide-Induced Inflammation in Toads. INTEGRATIVE AND COMPARATIVE BIOLOGY, v. N/A, p. 11-pg., . (15/23801-4, 14/16320-7, 16/01782-0, 19/24950-4, 20/00370-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.