Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos: avaliação de eficácia do programa de leitura e escrita por movimento ocular

Processo: 20/01265-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Katerina Lukasova
Beneficiário:Laísa Amorim da Conceição
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Ensino fundamental   Alfabetização   Leitura e escrita   Movimentos oculares   Avaliação da aprendizagem   Programa educativo

Resumo

O Programa de Leitura: Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), que é mediado pelo software Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador (GEIC), é resultado de décadas de estudos em psicologia cognitiva, linguística, psicologia da aprendizagem e áreas afins, e vem sendo utilizado com êxito em algumas cidades brasileiras como uma ferramenta para auxiliar alunos que apresentam dificuldades no processo de alfabetização. Este estudo tem por finalidade avaliar a eficácia do ALEPP, que se aplicará no segundo ano do Ensino Fundamental Ciclo I, em uma escola municipal de Santo André. O trabalho propõe analisar o desempenho em crianças com dificuldades na alfabetização pré e pós intervenção pelo ALEPP - GEIC, com uma avaliação de pré-leitura e movimentos oculares por meio da técnica de Eyetracker. Esse procedimento se propôs a mapear o processo de alfabetização de forma longitudinal.