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Nova política? O impacto eleitoral das novas tecnologias de informação e comunicação

Processo: 19/22408-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Rogerio Schlegel
Beneficiário:Amanda Freitas Carnaiba
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Política de comunicação   Democracia   Redes sociais   Integração de tecnologias   Grupos focais   Entrevista

Resumo

Este projeto de pesquisa visa investigar, através da realização de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, os comportamentos dos usuários de redes digitais em relação à seleção e à validação de informações, principalmente sobre fatos políticos nacionais e em períodos de campanha eleitoral. Em primeiro lugar, busca-se responder como esses usuários se informam através das chamadas redes sociais, como essas informações moldam suas opiniões políticas e como são utilizadas em seus processos argumentativos e discursivos. A segunda dimensão do projeto é analisar a percepção que esses usuários têm da influência das redes digitais em suas opiniões, e a percepção que têm acerca da credibilidade das informações encontradas nessas plataformas. A partir dessas duas dimensões de análise da construção subjetiva de opiniões e valores (comportamento e percepções), busca-se uma contribuição acerca de que forma a estrutura técnica, algorítmica e regulada dessas tecnologias digitais influencia na construção de percepções do mundo e comportamentos opinativos, e em que medida os usuários estão cientes desse impacto e do nível de controle de informação nesses ambientes.