Resumo
A dor crônica é o mais comum sintoma relatado durante todo o ciclo vital, sendo mais prevalente a Dor Lombar Crônica Inespecífica (DLCI). Essa condição clínica pode influenciar negativamente a condição de vida de adultos e idosos, visto que reduz a capacidade funcional e a autonomia, gera sofrimento e desconfortos, assim como aumenta os gastos nos serviços de saúde e o absenteísmo no trabalho. Diante do comprometimento que a DLCI pode causar a população, este estudo faz-se necessário, pois busca verificar a influência da Educação em Neurociência da Dor (END) associada ao método pilates no tratamento da dor, e se a utilização de aplicativos educativos em saúde e cartilhas de orientações auxiliam no manejo da dor dos indivíduos e na aderência e satisfação ao tratamento. Assim como, tem como objetivo verificar as diferenças ocorridas durante as intervenções nas diferentes faixas etárias. Trata-se de um estudo experimental, de caráter longitudinal, e com abordagem qualitativa e quantitativa. Serão selecionadas pessoas entre 18 e 75 anos com DLCI, por mais de seis meses. Os participantes serão divididos em três grupos, aleatoriamente, de acordo com as formas de intervenções abordadas. Posteriormente, para a análise do manejo da dor, serão divididos em duas faixas etárias, de 18 a 59 anos e de 60 a 75 anos. Os voluntários serão avaliados antes e depois da intervenção pelos instrumentos: Inventário Breve de Dor, Inventário de Atitudes Frente à Dor, Escala Tampa para Cinesiofobia, Escala de Pensamentos Catastróficos e o Índice de Qualidade de Vida de Spitzer. Serão realizadas três sessões de END e 16 aulas de Pilates, sendo duas vezes por semana, e será aplicado a cartilha de orientação e o aplicativo de educação em dor. Dessa forma, espera-se que, após a intervenção, possa-se dizer o quanto o aplicativo móvel auxilia no entendimento da END e qual intervenção é capaz de modificar o entendimento da dor, as crenças frentes a dor e colaborar para a aderência e satisfação com o tratamento nas diferentes faixas etárias.
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