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Por uma análise d' O Discurso Cinematográfico: uma aproximação do tensionamento entre os conceitos de transparência e opacidade na análise do discurso e na teoria do cinema de Ismail Xavier

Processo: 19/27223-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Lucas Manuel Mazuquieri Reis
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Opacidade   Crítica cinematográfica   Análise do discurso   Teoria do cinema

Resumo

Essa pesquisa parte da hipótese de que existe uma consonância entre a teoria do cinema de Ismail Xavier e o campo da análise do discurso. Para verificar a hipótese, propomos traçar linhas de relação entre o uso dos conceitos de "transparência" e "opacidade" na obra de Xavier e na análise do discurso, visando compreender melhor quais as semelhanças e dessemelhanças no uso dos conceitos. Primeiramente, propomos conceituar o que significa esse tensionamento dentro da análise do discurso utilizando a obra de Jacqueline Authier-Revuz. Em segundo lugar, investigaremos como as formulações iniciais de Mikhail Bakhtin influem na concepção desses conceitos. Por fim, partiremos destes autores para aproximar a conceituação de transparência e opacidade oriunda da análise do discurso à conceituação feita por Ismail Xavier em O discurso cinematográfico, apontando quais as convergências e divergências entre o uso dos conceitos nesses dois campos disciplinares.

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