Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologias ativas e inovações do ensino na UNICAMP: conhecimento e participação de professores do curso de Fonoaudiologia

Processo: 19/22211-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Zelia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt
Beneficiário:Fernanda Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Universidade pública   Ensino superior   Curso de graduação   Aprendizagem   Metodologia ativa   Análise transversal   Métodos de ensino   Entrevista

Resumo

A metodologia ativa de ensino coloca o aluno como sujeito no processo de aprendizagem trazendo autonomia e confiança ao estudante e aumentando o reconhecimento da universidade no mercado. Este estudo tem por objetivo verificar conhecimento, percepção e experiência de docentes do curso de Fonoaudiologia e profissionais vinculados a organizações responsáveis pela inovação do ensino e pesquisa dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a respeito do uso da metodologia ativa no ensino superior. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e qualitativo. Será realizado levantamento descritivo transversal por meio de entrevistas junto a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e ao Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem - (EA²) e através de formuláriosonline com docentes do curso de graduação em fonoaudiologia. Espera-se conhecer ações daUnicamp em prol da metodologia ativa de ensino de graduação e a participação dos professores do curso de Fonoaudiologia nessas ações. (AU)