Busca avançada
Ano de início
Entree

As emoções e sua inserção no espaço empresarial brasileiro através da Revista Exame: uma análise em sociologia econômica dos mercados

Processo: 19/18706-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Chaves Jardim
Beneficiário:Lucas Flôres Vasques
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Executivos   Empresas   Mercados   Emoções   Revistas

Resumo

Assumindo as emoções como um constructo social e de grande impacto na construção social dos mercados, analisaremos as crenças expressas nas narrativas do universo corporativo sobre emoções através da Revista Exame no recorte temporal de 1990 até 2005. Tendo como inspiração a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e a Sociologia Econômica pretendemos, a priori, objetivar em que medida essas narrativas das corporações brasileiras, expressas na Revista Exame, aproximam-se ou se afastam de desenhos dominantes de masculinidade, para reconhecer em quais contextos essas narrativas são incorporadas ou rejeitadas por homens executivos. Na fase final da pesquisa pretendemos analisar esses dados levantados em contraponto com nossa pesquisa anterior, de Iniciação Científica, sobre o caso das mulheres executivas na Revista Exame. (AU)