Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de variáveis físicas e químicas da água no córrego Colônia Mineira do município de Presidente Prudente, SP

Processo: 19/25874-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Renata Ribeiro de Araújo
Beneficiário:Lívia Maria Cavalcante Dourado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água   Condutividade elétrica   Oxigênio dissolvido   In situ   Monitoramento ambiental   Análise de componente principal   Presidente Prudente (SP)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo realizar a avaliação de algumas variáveis físicas e químicas da água em seções do córrego Colônia Mineira, localizado no município de Presidente Prudente/SP. Para isto, serão realizadas amostragens superficiais em cinco seções e serão mensurados in situ as variáveis temperatura da água (T), condutividade elétrica (CE), turbidez (Turb), pH e oxigênio dissolvido (OD), por meio de aparelhos digitais portáteis. Também será mensurada a velocidade da água para o cálculo da vazão das seções.Em seguida, alíquotas de água superficial, nas cinco seções, serão amostradas para mensuração em laboratório das variáveis nitrogênio amoniacal (N-NH4), fósforo total, clorofila a e o material em suspensão total. Os resultados do monitoramento serão tabulados em planilhas do software Microsoft Excel e a análise estatística dos dados será realizada por meio da Análise de Componentes Principais utilizando o software Statistica for Windows. Este tratamento estatístico terá como objetivo análise de possíveis tendências temporais e espaciais dos valores das variáveis mensuradas. (AU)