Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da terapia fotodinâmica, beta-tricalcio fosfato e doxiciclina no reparo alveolar de ratos induzidos a osteonecrose. análise por micro-tomografia e microscopia confocal a laser.

Processo: 19/27609-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Francisley Ávila Souza
Beneficiário:Letícia Gabriella de Souza Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Alvéolo dental   Doxiciclina   Terapia fotodinâmica   Osteonecrose

Resumo

Os bifosfonatos (BF's) são medicamentos antirreabsortivos empregados no tratamento de desordens esqueléticas, como a osteoporose, porém seu uso prolongado pode induzir a osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (OMIM), e o tratamento desta condição representa um desafio para odontologia. O objetivo deste projeto será avaliar o efeito de terapias preventivas sobre a OMIM, durante o processo de reparo alveolar em ratos. Serão utilizados 72 ratos wistar, os quais serão tratados com 04 aplicações de 0,035 mg/kg de ácido zoledrônico (ZOE) por via caudal com intervalos de 15 dias entre as aplicações e posteriormente terão seus molares inferiores direitos removidos. Após a exodontia, os animais seguirão com o tratamento com ZOE no mesmo protocolo até a eutanásia. Os animais serão divididos em sete grupos (n=8) de acordo com o tratamento do alvéolo dental: GS (Sham - não será aplicado ZOE), GC (Coágulo), G² (²-tricálcio-fosfato), GD (gel de doxiciclina a 10%), GP (terapia foto-dinâmica), GD² (gel de doxiciclina a 10% + ²-tricálcio-fosfato), GP² (terapia foto-dinâmica + ²-tricálcio-fosfato), GPD (terapia foto-dinâmica +gel de doxiciclina a 10%), GPD² (terapia foto-dinâmica +gel de doxiciclina a 10% + ²-tricálcio-fosfato). Será realizado análise in vivo e para a etapa de cortes calcificados serão utilizados 72 animais, onde após 36 dias da data de exodontia, os animais serão eutanasiados para a avaliação através: 1) aplicação dos fluorocromos (calceína e alizarina) seguido da análise de microscopia confocal a laser e, 2) análise microtomográfica.