Bolsa 20/02598-4 - Gramática, Oração (gramática) - BV FAPESP
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Natural que Seja Assim: uma proposta de rede construcional de semi-insubordinadas do Português do Brasil

Processo: 20/02598-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale
Beneficiário:Eder Cavalcanti Coimbra
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gramática   Oração (gramática)   Oração insubordinada   Insubordinação   Sintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gramática de Construções | Semi-insubordinação | Sintaxe | Gramática de Construções

Resumo

Uma construção semi-insubordinada (CSI) é definida por Van Linden e Van de Velde (2014) como uma construção formada por um constituinte inicial não oracional (X) seguido de uma oração-que (oração iniciada pela conjunção integrante que, uma forma típica de orações subordinadas completivas), que lhe serve de complemento proposicional. Em trabalho recém finalizado, foram identificados constituintes iniciais que extrapolam as características formais e funcionais já descritas. Constam da literatura os subtipos formais de elemento inicial adjetival, nominal e adverbial, e os subtipos funcionais avaliativo, modal epistêmico e de expressão do estado psicológico do falante, os quais podem ser agrupados em um domínio maior, aqui chamado avaliativo-modal. Partindo do ferramental da Gramática de Construções, propõe-se neste projeto a elaboração de uma rede construcional que inter-relacione os diferentes subtipos formais e funcionais de CSIs do português brasileiro (PB) encontrados em corpus de construções do tipo [X + oração-que], coletado em trabalho anterior (COIMBRA, 2020) no módulo Web/Dialetos do Corpus do Português (DAVIES, 2016-). Pretende-se ainda discutir o pertencimento das instâncias de diferentes funções ao domínio avaliativo-modal e a extensão do que se enquadra como semi-insubordinação entre os novos significados e formas atestados em PB. Espera-se com esta análise contribuir para a melhor compreensão da semi-insubordinação e da expressão de significados avaliativo-modais no PB e entre línguas. (AU)

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