Bolsa 19/26605-2 - Trajetórias e órbitas, Astrodinâmica - BV FAPESP
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Otimização de manobras aero assistidas com auxílio de propulsão e controle nos ângulos aerodinâmicos

Processo: 19/26605-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Rodolpho Vilhena de Moraes
Beneficiário:Jhonathan Orlando Murcia Piñeros
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24561-0 - A relevância dos pequenos corpos em dinâmica orbital, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/15564-6 - Controle preditivo de modelo para guiagem ótima de espaçonaves autônomas em manobras aero assistidas por gravidade com propulsão, BE.EP.PD
Assunto(s):Trajetórias e órbitas   Astrodinâmica   Voo (engenharia de aeronaves)   Propulsão de aeronaves   Controle ótimo   Atmosfera   Manobra orbital   Gravidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aero-gravity assited | Astrodinâmica | Problema restito dos três corpos | swing-by | Trajetórias e Órbitas

Resumo

As manobras assistidas por gravidade têm sido desenvolvidas para alterar a trajetória de uma espaçonave mediante a passagem próxima de um corpo massivo, por exemplo: um planeta. O campo gravitacional do planeta altera a energia da trajetória e, como resultados dessa interação são geradas mudanças na velocidade e direção do voo. Este tipo de manobras permite economizar combustível e reduzir os custos da missão, além de poder ser aplicadas para aumentar o decaimento de pequenos satélites e reduzir os detritos espaciais em orbitas baixas da Terra. Os maiores sucessos da aplicação da manobra assistida por gravidade, são as trajetórias das espaçonaves Voyagers. A existência de planetas com atmosferas permite, além de alterar a trajetória pela gravidade, o aproveitamento das forças aerodinâmicas como lift e drag para aumentar ou diminuir os efeitos gravitacionais, gerando uma manobra aero assistida por gravidade. Esta manobra requer uma geometria adequada da espaçonave para o voo hipersônico, e mediante o controle dos ângulos aerodinâmicos é possível procurar uma troca de energia ótima para satisfazer a missão. Outro método de controle da manobra é a aplicação de empuxo com o sistema de propulsão da espaçonave, e nesse caso a manobra passa a ser chamada de propulsada e aero assistida por gravidade. O objetivo do presente projeto é projetar um algoritmo para o controle ótimo de uma espaçonave tipo waverider que possa aumentar a energia da trajetória durante o voo em atmosferas planetárias, usando a manobra aero assistida por gravidade com propulsão. O algoritmo será implementado em simulações numéricas para determinar as trajetórias ótimas. Para modelar matematicamente a trajetória é necessário começar com a espaçonave num voo ao redor do sol e próximo do planeta alvo. O sistema é modelado pelo problema circular restrito dos três corpos com a adição das forças aerodinâmicas geradas pela interação da espaçonave com a atmosfera. Serão estudadas variações nos coeficientes balísticos, coeficientes de lift, magnitude do impulso, ângulo de aplicação do impulso, ângulo de aproximação, altitudes e controle dos ângulos de ataque e lateral para gerar as trajetórias com maiores variações na energia. As manobras ótimas permitem reduzir os tempos de voo aumentando a energia da passagem. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURCIA PINEROS, JHONATHAN O.; BERTACHINI DE ALMEIDA PRADO, ANTONIO F.; DOS SANTOS, WALTER ABRAHAO; DE MORAES, RODOLPHO VILHENA. Applying the perturbative integral in aeromaneuvers around Mars to calculate the cost. SCIENTIFIC REPORTS, v. 12, n. 1, p. 10-pg., . (16/24561-0, 19/26605-2)