Controle preditivo de modelo para guiagem ótima de espaçonaves autônomas em manobr...
Processo: | 19/26605-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2020 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2024 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo |
Pesquisador responsável: | Rodolpho Vilhena de Moraes |
Beneficiário: | Jhonathan Orlando Murcia Piñeros |
Instituição Sede: | Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 16/24561-0 - A relevância dos pequenos corpos em dinâmica orbital, AP.TEM |
Bolsa(s) vinculada(s): | 22/15564-6 - Controle preditivo de modelo para guiagem ótima de espaçonaves autônomas em manobras aero assistidas por gravidade com propulsão, BE.EP.PD |
Assunto(s): | Trajetórias e órbitas Astrodinâmica Voo (engenharia de aeronaves) Propulsão de aeronaves Controle ótimo Atmosfera Manobra orbital Gravidade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aero-gravity assited | Astrodinâmica | Problema restito dos três corpos | swing-by | Trajetórias e Órbitas |
Resumo As manobras assistidas por gravidade têm sido desenvolvidas para alterar a trajetória de uma espaçonave mediante a passagem próxima de um corpo massivo, por exemplo: um planeta. O campo gravitacional do planeta altera a energia da trajetória e, como resultados dessa interação são geradas mudanças na velocidade e direção do voo. Este tipo de manobras permite economizar combustível e reduzir os custos da missão, além de poder ser aplicadas para aumentar o decaimento de pequenos satélites e reduzir os detritos espaciais em orbitas baixas da Terra. Os maiores sucessos da aplicação da manobra assistida por gravidade, são as trajetórias das espaçonaves Voyagers. A existência de planetas com atmosferas permite, além de alterar a trajetória pela gravidade, o aproveitamento das forças aerodinâmicas como lift e drag para aumentar ou diminuir os efeitos gravitacionais, gerando uma manobra aero assistida por gravidade. Esta manobra requer uma geometria adequada da espaçonave para o voo hipersônico, e mediante o controle dos ângulos aerodinâmicos é possível procurar uma troca de energia ótima para satisfazer a missão. Outro método de controle da manobra é a aplicação de empuxo com o sistema de propulsão da espaçonave, e nesse caso a manobra passa a ser chamada de propulsada e aero assistida por gravidade. O objetivo do presente projeto é projetar um algoritmo para o controle ótimo de uma espaçonave tipo waverider que possa aumentar a energia da trajetória durante o voo em atmosferas planetárias, usando a manobra aero assistida por gravidade com propulsão. O algoritmo será implementado em simulações numéricas para determinar as trajetórias ótimas. Para modelar matematicamente a trajetória é necessário começar com a espaçonave num voo ao redor do sol e próximo do planeta alvo. O sistema é modelado pelo problema circular restrito dos três corpos com a adição das forças aerodinâmicas geradas pela interação da espaçonave com a atmosfera. Serão estudadas variações nos coeficientes balísticos, coeficientes de lift, magnitude do impulso, ângulo de aplicação do impulso, ângulo de aproximação, altitudes e controle dos ângulos de ataque e lateral para gerar as trajetórias com maiores variações na energia. As manobras ótimas permitem reduzir os tempos de voo aumentando a energia da passagem. (AU) | |
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