Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de curcumina incorporada em nanopartículas de sílica mesoporosas dispersas em hidrogéis termorresponsivos no tratamento da Doença de Alzheimer

Processo: 19/19228-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Tais de Cassia Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Nanotecnologia farmacêutica   Curcumina   Doença de Alzheimer   Poloxâmero

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença altamente incidente na população mundial, acometendo cerca de 44 milhões de pessoas, levando à perda da memória e cognição. O tratamento atual baseia-se no uso de inibidores de acetilcolinesterase, que apresentam efeitos adversos bem pronunciados, como náuseas, vômitos, diarreia e hepatotoxicidade. Dessa forma, muitos pesquisadores estão se empenhando na descoberta de substâncias, dentre elas as oriundas de fontes naturais, que possam apresentar interesse terapêutico no tratamento desta doença, como a curcumina (CUR), que age diretamente na neuroinflamação e no estresse oxidativo em virtude de suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, além de inibir as placas ²-amiloides e a hiperfosforilação da proteína tau. Entretanto, algumas de suas propriedades físico-químicas, como baixa solubilidade aquosa, dificultam o seu emprego. Logo, sua incorporação em nanopartículas de sílica mesoporosas (MSNs) objetivando administração nasal demonstra ser uma opção interessante para viabilizar o seu uso. As MSNs podem ser interessantes para incorporação da CUR, visto que estes sistemas podem melhorar sua estabilidade e biodisponibilidade, reduzindo efeitos colaterais e potencializando sua ação. A administração nasal desta molécula pode ser vantajosa, uma vez que a mucosa nasal apresenta alta permeabilidade, alta irrigação sanguínea e ausência do metabolismo de primeira passagem, evitando a barreira hematoencefálica (BHE) e otimizando sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC) via bulbo-olfativa. Apesar das vantagens desta via, há algumas barreiras que poderiam limitar a absorção, como o mecanismo de depuração mucociliar, dificultando a permanência da CUR na cavidade nasal, o que pode ser contornado com a incorporação das MSNs@CUR em hidrogéis termorresponsivos constituídos por poloxamer e quitosana. O objetivo do trabalho é avaliar o potencial da CUR incorporada em MSNs dispersas em hidrogéis termorresponsivos no tratamento da DA. As MSNs serão obtidas pela técnica de microemulsão direta e serão caracterizadas empregando análises físico-químicas e testes de performance. Para os hidrogéis, serão realizados ensaios de reologia, mucoadesão, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão e estabilidade térmica. O estudo compreende ainda estudos in vitro e a avaliação farmacológica das formulações em modelo animal de DA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, JENNIFER THAYANNE CAVALCANTE; TAVARES JUNIOR, ALBERTO GOMES; DI FILIPPO, LEONARDO DELELLO; DUARTE, JONATAS LOBATO; RIBEIRO, TAIS DE CASSIA; CHORILLI, MARLUS. Overview of chitosan-based nanosystems for prostate cancer therapy. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 160, . (19/19228-8, 19/25125-7, 18/18488-3, 20/06212-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Tais de Cassia. Avaliação do potencial de curcumina incorporada em nanopartículas de sílica mesoporosas dispersas em hidrogel termorresponsivo no tratamento da doença de Alzheimer. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.