Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensaio clínico randomizado e controlado por agrupamento para idosos com depressão residentes em áreas desprivilegiadas de São Paulo, Brasil (FAPESP-RCUK)

Processo: 20/02272-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Convênio/Acordo: MRC, UKRI
Pesquisador responsável:Marcia Scazufca
Beneficiário:Felipe Azevedo Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/50094-2 - Cluster randomised controlled trial for late life Depression in socieconomically deprived areas of São Paulo, Brazil, AP.TEM
Assunto(s):Saúde pública   Idosos   Depressão   Ensaio clínico   Sistemas de informação   Banco de dados   Guarulhos (SP)

Resumo

Implantação de aplicações interativas e suporte técnico em sistemas de informação no ensaio clínico controlado e randomizado para a prevenção da incidência de depressão em idosos residentes em Guarulhos. Este é um subprojeto do estudo "Estratégias tecnológicas de comunicação em saúde para prevenção da depressão em idosos com sintomas depressivos leves: Ensaio clínico aninhado ao Projeto Temático FAPESP 2017/50094-2". Serão utilizados múltiplos sistemas e aplicações tecnológicas com grande trânsito de dados, assim como ajustes sistemáticos das aplicações - que vão desde sistemas eletrônicos para coleta de dados das pesquisas, aplicativo educativo online e ferramentas de comunicação e gestão da informação para grande volume de dados. Serão projetadas aplicações para envio de informações para os participantes de forma sistemática. Após o desenvolvimento das soluções tecnológicas, todos os dados transitados nos ambientes on-line serão mapeados e processados. As informações extraídas dos bancos de dados serão analisadas por meio de métodos de mineração textual e com softwares de análise das linguagens naturais expressas nos coletivos digitais. Segue link ilustrativo de software a ser utilizado (https://natural-language-understanding-demo.ng.bluemix.net/). Os principais objetivos deste subprojeto são: 1. Dar suporte técnico-científico, de gestão da informação e apoio tecnológico para os sistemas de informação relacionados ao projeto temático; 2. Prestar apoio aos programas, aplicativos e sistemas de comunicação digital; 3. Fazer análises de erros nos sistemas, para que possam ser reportados à equipe de Tecnologia da Informação que atua no projeto; 4. Propor melhorias processuais e técnicas diante do monitoramento continuado dos sistemas e das estratégicas comunicacionais; 5. Realizar análises de satisfação, engajamento e adesão aos aparatos tecnológicos; 6. Monitorar os comportamentos e os dados digitais ao longo da trajetória interventiva online dos idosos nos grupos virtuais. A expectativa é que tais avaliações e o monitoramento sistemático dos sistemas gerem melhorias processuais nos programas de apoio remoto, auxiliando na expansão e/ou na qualidade das atividades ofertadas. (AU)