Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos episódios excepcionais de precipitação e seus impactos no ambiente urbano de Presidente Prudente/SP

Processo: 20/03901-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim
Beneficiário:Paulo Sérgio Avanzi Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Climatologia geográfica   Microclima urbano   Ambientes urbanos   Urbanização   Instrumentos meteorológicos   Presidente Prudente (SP)

Resumo

O processo de urbanização e as constantes intervenções na paisagem natural contribuíram para o surgimento de diversos problemas nos ambientes urbanos, que passaram a apresentar um desequilíbrio nos elementos climáticos locais e produzir seu clima próprio. Entre os problemas que se manifestam no ambiente urbano, se encontram os episódios de intensa precipitação, responsáveis por impactar diretamente na organização do espaço, causando danos à paisagem urbana e prejuízos para a população e para o poder público. Desta forma, pretende-se com esta pesquisa analisar os impactos decorrentes dos episódios excepcionais de precipitação na área urbana de Presidente Prudente/SP, utilizando como base teórico-metodológica o Sistema Clima Urbano, proposto por Monteiro (1976). Para isto, serão utilizados os dados meteorológicos provenientes da Estação Meteorológica Automática de Presidente Prudente no período de 2010 a 2019, aliado à imprensa local, a fim de reconhecer e mapear as ocorrências decorrentes dos impactos de precipitação no ambiente urbano de Presidente Prudente.