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A educação de meninas em três atos: um estudo sobre as configurações sociais da feminilidade

Processo: 19/25780-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Andrea Braga Moruzzi
Beneficiário:Gabriela Michelan de Toni
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação social   Sexualidade   Feminilidade   Infância   Meninas   Análise de conteúdo   Estudos de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação de meninas | gênero e sexualidade | infância | Sexualidade e gênero

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade investigar os fatores que constroem e fundamentam um modelo de educação para meninas, o qual acredita-se ter como suporte os padrões de feminilidade difundidos socialmente. A investigação irá se pautar especificamente na análise de três livros que são direcionados às meninas, e que retratam sua educação em um determinado momento histórico, sendo eles: Meninas Exemplares de Condessa de Ségur; As Meninas de Lygia Fagundes Telles e O Maravilhoso Livro das Meninas de Rosemary Davidson e Sarah Vine. A análise será feita a partir da intersecção dos estudos de gênero e sexualidade com os estudos da infância que problematizam a infância como construção sociológica. Como resultado, espera-se pontuar os principais modelos e ideais que referenciam a educação das meninas, do mesmo modo, problematizar a maneira pela qual estes pressupostos podem/devem ser revisados e ressignificados na contemporaneidade.

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