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As contribuições do Pinterest para a aprendizagem de alemão como língua estrangeira

Processo: 19/27134-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Ana Lívia Catoia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Língua estrangeira   Acesso à internet   Tecnologias digitais   Inovações tecnológicas   Aplicativos móveis   Pesquisa qualitativa   Relatos de casos

Resumo

A disseminação da internet tem como consequência a necessidade de realização de estudos acerca do uso de novos recursos tecnológicos, incluindo na esfera educacional, em especial, considerando-se que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDICs) podem representar importantes ferramentas no processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, a inserção dessas tecnologias em ambientes acadêmicos, dentro e fora da sala de aula, faz emergir estudos que buscam compreender o potencial e limites de ferramentas que estão à disposição dos alunos. No campo do ensino e aprendizagem de línguas, uma dessas ferramentas é o Pinterest, foco deste projeto. Originalmente não desenvolvido para práticas de estudo, o aplicativo se tornou muito popular entre os usuários da internet, e é incorporado em diversas práticas sociais, incluindo do campo educacional. Dessa forma, apoiando-nos em estudos que versam sobre os Multiletramentos (Rojo 2012), as metodologias de ensino de línguas (Leffa, 2005; Vieira-Abrahão, 2015) e também no conceito de aprendizagem ubíqua (Santaella, 2014), a presente pesquisa tem como objetivo analisar o potencial e aos limites que o aplicativo Pinterest oferece para a aprendizagem de alemão como língua estrangeira. A pesquisa será de natureza qualitativa e utilizará procedimentos da pesquisa narrativa para produção de material documentário e análise. Serão consideradas as experiências e relatos da própria pesquisadora sobre as características da ferramenta e o auxílio e limitações que ela oferece para a aprendizagem de alemão. Para tanto, a pesquisadora produzirá o material documentário em um diário de campo, no qual serão inseridas as descrições minuciosas sobre situações de uso do app para sua aprendizagem da língua alemã. O material será analisado considerando-se os tipos de atividades encontradas, tomando como base premissas das abordagens de ensino de línguas estrangeiras. (AU)