Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos efeitos do soro de humanos obesos em linhagem de microglia hipotalâmica de camundongos

Processo: 20/01662-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini
Beneficiário:Catarina de Almeida Lustosa
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Insuficiência respiratória   Doenças do sistema nervoso central   Inflamação   Dieta Ocidental   Cultura de células   Hipotálamo   Microglia   Caracterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gordura saturada | Hipotálamo | Inflamação | obesidade | translacional | Neuroimunofisiologia.

Resumo

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo branco em proporções capazes de causar prejuízos a saúde do indivíduo, o que pode aumentar o risco do aparecimento de comorbidades como a hipertensão, o diabete mellitus tipo 2, dislipidemia, aterosclerose, problemas articulares e musculares, insuficiência respiratória e alguns tipos de câncer. A obesidade se tornou uma das maiores preocupações no mundo ligadas a saúde, levando em conta que aproximadamente 650 milhões de indivíduos estão obesos. As gorduras saturadas, cada vez mais presentes na dieta ocidental, são capazes de se ligar em receptores específicos no hipotálamo e ativar vias pró-inflamatórias mediada pela microglia, que são os macrófagos responsáveis pela resposta imune no sistema nervoso central. Estudos recentes mostraram a importância da microglia para o controle da homeostase energética, para a susceptibilidade à obesidade induzida por dieta e para a manutenção do peso corporal, mas os mecanismos pelos quais a ativação da microglia resulta na inflamação e disfunção hipotalâmica ainda são desconhecidos. Esse estudo tem como objetivo analisar, de modo translacional, a alteração do perfil de citocinas inflamatórias em cultura celular de microgliade camundongos estimulados com o soro de humanos em diferentes estágios nutricionais (eutróficos, sobrepeso e obeso). Esperamos que esse estudo contribua para o entendimento da inflamação e disfunção hipotalâmica em resposta à gordura saturada e auxilie na busca de alvos terapêuticos eficazes para a prevenção e o tratamento da obesidade induzida por dieta, melhorando a qualidade da saúde da população.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)