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Inovação em serviços em empresas fabricantes de equipamentos e máquinas agrícolas: evidências do impacto da digitalização e do ecossistema

Processo: 19/26387-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Beneficiário:Guilherme Sales Smania
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas urbanos   Tecnologias digitais   Inovação   Prestação de serviços   Manufatura   Equipamentos médicos duráveis   Máquinas agrícolas   Servitização   Digitalização

Resumo

As empresas de manufatura passaram a incorporar serviços em suas ofertas de produtos como forma de ampliar a proposição de valor ao cliente. Esta estratégia adotada é denominada servitização. Tendo em vista os benefícios provenientes da oferta integrada de produtos e serviços, essas empresas passaram a realizar inovações em serviços. Apesar de estudos analisarem a prática de inovação em serviços em empresas manufatureiras em diversos países, poucos estudos focam em empresas brasileiras. Fundamento no conhecimento e resultados adequidos em projeto de pesquisa anterior sobre inovação em serviços em empresas de equipamentos médicos, este projeto visa analisar o impacto de dois antecedentes (digitalização e ecossistema) na inovação em serviços. Entende-se à digitalização como o uso de tecnologias digitais na criação e provisão de ofertas de serviços das empresas investigadas, já o ecossistema enfatiza a criação e a captura de valor entre as empresas inter-relacionadas. Como método de pesquisa, será adotado o levantamento do tipo survey. Os dados coletados serão analisados por meio de métodos estatísticos para se verificar se há correlação entre os fatores analisados e a prática de inovação em serviços. Como resultado, espera-se avaliar o engajamento dessas empresas com as tecnologias digitais e de colaboração inter-firmas e seus impactos na inovação em serviços. Por fim, serão publicados dois artigos em congressos visando a difusão dos resultados obtidos.