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A obra Sepultamento, de Victor Brecheret: diálogos entre passado e presente, sua novidade e seu legado

Processo: 19/26869-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Domingos Tadeu Chiarelli
Beneficiário:Kelly Silva de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Obra de arte   Sepultamento   Crítica de arte   Análise de conteúdo   Século XX

Resumo

A pesquisa parte da análise da obra Sepultamento (Mise au tombeau), do escultor brasileiro nascido na Itália, Victor Brecheret (1894-1955), premiada no Salão de Outono de Paris, em 1923. Nessa época, o artista gozava de uma bolsa concedida pelo Governo do Estado de São Paulo - o Pensionato Artístico - tendo permanecido na capital francesa, entre os anos de 1921 e 1926. Tratando de um tema tradicional do universo imagético religioso - a obra é uma Pietá -, o escultor apresenta uma solução formal não convencional com forte referência à Teoria da Pura Visibilidade - criada pelo crítico de arte alemão Konrad Fiedler (1841-1895) e sistematizada pelo escultor de mesma nacionalidade Adolf von Hildebrand (1847-1921). Esta teoria se expressa, dentre outras características, pela simplificação da forma, pela apreensão unitária da figura e pelo entrelaçamento de planos, pelo valor da verticalidade e horizontalidade e pela importância da luz sobre a obra. Estes aspectos, presentes na produção de outros escultores do fim do século XIX e início do século XX, mostra a obra de Brecheret inserida no circuito de arte do seu tempo. Neste sentido, a pesquisa busca estabelecer diálogos entre Sepultamento e as demais obras de Brecheret e de seus contemporâneos, bem como com as várias representações do tema do sepultamento de Cristo, elaboradas ao longo dos séculos. Por meio da análise formal entre as obras quer-se descobrir as semelhanças que as aproximam e as diferenças que as distanciam, fazendo emergir a particularidade da obra de Victor Brecheret e seu legado para a escultura brasileira.

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