Bolsa 19/24528-0 - Nanotecnologia, Nanotubos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da incorporação de nanotubos de TiO2 funcionalizados nas propriedades de resinas para impressão 3D

Processo: 19/24528-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Adilson Yoshio Furuse
Beneficiário:Pedro Henrique Magão
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotecnologia   Nanotubos   Dióxido de titânio   Dentística operatória   Sobrevivência celular   Impressão tridimensional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:impressão 3D | Nanotecnologia | viabilidade celular | Dentistica operatória

Resumo

Por se tratar de uma técnica de processamento altamente versátil que pode ser aplicada a metais,cerâmicas e polímeros, a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, está rapidamente ganhando espaço na odontologia. O objetivo deste trabalho será avaliar a influência da adição de nanoestruturas funcionalizadas à composição de resinas para impressão 3D nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas. Serão utilizadas duas resinas disponíveis comercialmente: Cosmos TEMP - YLLER BIOMATERIAIS, Smart Print HYBRID - SMARTDENT. As nanoestruturas de TiO 2 serão funcionalizados utilizando os silanos 3-aminopropiltrimetoxisilano (APTMS) ou 3 Trimetoxisilil-Propil-Metacrilato (TMSPM). A incorporação das nanoestruturas de TiO 2 às resinas será por meio de mistura mecânica, em proporções mássicas de 0,3 e 0,9%. As nanoestruturas de TiO 2 funcionalizadas serão caracterizadas através dedifratometria de Raios X, microscopia eletrônica de transmissão, dispersão de luz dinâmica e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier. A efetividade de funcionalização será confirmada através de análise termogravimétrica. Com os espécimes divididos em grupos de acordo com a resina e a concentração de nanoestruturas incorporadas, serão avaliadas a microdureza Knoop (antes e após extração de massa com solvente orgânico), resistência à flexão e módulo de elasticidade, solubilidade e sorção de água e estabilidade de cor. A resposta biológica será avaliada pelos métodos de viabilidade, adesão, espalhamento e expressão de colágeno celular. Os resultados serão analisados através dos testes de ANOVA e Tukey, caso haja normalidade e homogeneidade de variâncias. Caso não seja observada distribuição normal serão utilizados os testes Kruskal-Wallis e Dunn. O nível global de significância adotado será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIZZANTE, FABIO A. P.; MAGAO, PEDRO; MOURA, GUILHERME; TEICH, SORIN; MENDONCA, GUSTAVO; FURUSE, ADILSON Y.. Can postpolymerization for 3D-printed interim restorations be improved?. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 128, n. 5, p. 5-pg., . (19/24528-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGÃO, Pedro Henrique. Influência da incorporação de nanotubos de TiO2 funcionalizados nas propriedades de resinas para impressão 3D. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.