Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação de diferentes tipos de carboidratos durante o exercício no desempenho físico e nas respostas metabólicas

Processo: 19/07497-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Bryan Saunders
Beneficiário:Nathan Gobbi de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição esportiva   Suplementação alimentar   Trealose   Fisiologia do exercício   Desempenho atlético   Eficiência   Carboidratos

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os possíveis efeitos ergogênicos da suplementação de trealose ao longo do exercício em ciclistas treinados. Como controles, teremos o placebo convencional (adoçante), maltodextrina (carboidrato de alto IG) e a isomaltulose (carboidrato de baixo IG), sendo os dois últimos considerados controles positivos. Nossa hipótese é que a suplementação de trealose terá efeitos equivalentes ou superiores à suplementação de maltodextrina e isomaltulose, sendo os três carboidratos mais eficazes do que o placebo em melhorar o desempenho. Doze ciclistas do sexo masculino, entre 18 e 40 anos e com experiência em ciclismo serão recrutados para fazer parte deste estudo. O estudo terá um desenho cross-over, contrabalanceado, duplo-cego e controlado por placebo. As 4 condições de testes serão as seguintes: (a) placebo, (b) maltodextrina, (c) isomaltulose e (d) trealose. A ordem dos testes será determinada pela técnica de quadrado latino. Os suplementos serão ingeridos ao longo de todo o teste físico (200 mL a cada 20 min de exercício). O teste físico será realizado em cicloergômetro e terá duração de 120 min (100 min de exercício intermitente, seguido por 20 min de prova contrarrelógio). O desempenho será avaliado pelo trabalho total realizado (kJ) e pela distância total percorrida ao longo da prova contrarrelógio. Coletas de sangue serão realizadas a cada 20 min ao longo do exercício para análises de glicose, nitrato e nitrito. Biópsias musculares serão realizadas antes e imediatamente após cada uma das sessões, para mensuração de glicogênio muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERIM, PEDRO; GOBBI, NATHAN; DUARTE, BRENO; FARIAS DE OLIVEIRA, LUANA; COSTA, LUIZ AUGUSTO RIANI; SALE, CRAIG; GUALANO, BRUNO; DOLAN, EIMEAR; SAUNDERS, BRYAN. Beta-alanine did not improve high-intensity performance throughout simulated road cycling. European Journal of Sport Science, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.