Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia e biogeografia de Myrmoderus ruficauda (Aves, Passeriformes, Thamnophilidae) com base em caracteres morfológicos, vocais e moleculares.

Processo: 20/07690-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Cauã Augusto Martinelli
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/23548-2 - Avaliação, recuperação e conservação da fauna ameaçada de extinção do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), AP.TEM
Assunto(s):Taxonomia   Mata Atlântica   Thamnophilidae

Resumo

Myrmoderus ruficauda é um passeriforme da família Thamnophilidae endêmico da mata atlântica brasileira. Esse táxon é considerado ameaçado de extinção pela IUCN, devido a histórica devastação de seu hábitat. Atualmente, se reconhecem duas subespécies, M. ruficauda ruficauda e M. ruficauda soror, cujas populações são disjuntas. O primeiro táxon ocorre em matas de baixada na região leste do Brasil, no sudeste do estado da Bahia, extremo leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Em contrapartida, M. r. soror, que é maior e mais pálido, ocorre na região nordeste do país, com distribuição costeira nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, no Centro de Endemismo Pernambuco. Devido à pouca clareza na distinção desses táxons, esse estudo busca revisar a taxonomia da espécie com base em caracteres morfológicos, vocais e moleculares. A correta definição dos táxons pode ajudar a entender a história natural da espécie, além de contribuir para elucidar a biogeografia e a conservação de um dos táxons mais ameaçados de extinção na Mata Atlântica.