Busca avançada
Ano de início
Entree

Um panorama das publicações sobre divulgação científica no contexto brasileiro

Processo: 20/05696-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Adriana Pugliese Netto Lamas
Beneficiário:Ana Regina de Oliveira Hungaro
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Cultura científica   Literacia científica   Desenvolvimento social   Periódicos científicos   Análise de conteúdo

Resumo

A divulgação científica assume o papel de desenvolvimento social, cultural e econômico de uma sociedade. No Brasil, este ainda é um trabalho iniciante, devido, principalmente, às questões históricas. Uma saída para o problema é fomentar o processo de alfabetização científica da população, a partir da análise de como acontece o entendimento público sobre a ciência. Em um contexto amplo, para implementar a alfabetização científica, é necessário inseri-la no conceito de cultura científica. Diante de todas essas esferas, é fundamental entender o atual panorama de divulgação científica. Portanto, este trabalho tem como objetivo mapear como o tema tem sido tratado em publicações, no período de 2014 a 2019, em cinco periódicos acadêmicos (Anais da Academia Brasileira de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ciência & Educação, Educação e Pesquisa, e Educação & Realidade) classificados como estrato A no Programa QUALIS da CAPES. Será analisado o Estado da Arte nas publicações encontradas, e o material será submetido à Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011).