Busca avançada
Ano de início
Entree

Financiamento ilícito de campanhas eleitorais: o caso do município de São Paulo

Processo: 20/08658-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Wagner Pralon Mancuso
Beneficiário:Giovanna Lourenção Macedo
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Justiça eleitoral   Eleições (processo político)   Financiamento de campanha eleitoral   Ato ilícito   Análise quantitativa   Análise qualitativa   São Paulo (SP)

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem como objetivo analisar os processos que tramitaram na justiça eleitoral entre os anos de 2000 e 2018, referentes à temática do financiamento ilícito de campanhas eleitorais, relativos às eleições realizadas neste período no município de São Paulo para os cargos eletivos de vereador e prefeito. Este material será submetido à análise com métodos mistos. De um lado, serão mobilizadas técnicas de análise quantitativas para oferecer um quadro geral sobre o problema, enquanto técnicas de análise qualitativas serão empregadas com o propósito de apreender a dinâmica do fenômeno do financiamento eleitoral ilícito no município de São Paulo. Espera-se, com esse trabalho, a elaboração de um banco de dados com informações sobre o fenômeno do financiamento eleitoral ilícito no município de São Paulo, bem como apresentar os padrões de decisão da justiça eleitoral sobre casos desta natureza, com o propósito de contribuir para o debate público e para o campo da Ciência Política. Este projeto está diretamente ligado a outro projeto, cujo título é "Crime corporativo e corrupção sistêmica no Brasil" (Processo No. 2017/24464-7). Trata-se de um projeto de cooperação internacional entre a USP e a Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que também é financiado pela FAPESP e coordenado pelo orientador desta pesquisa.