Busca avançada
Ano de início
Entree

Desfechos clínicos de dor e reparo após fotobiomodulação e terapia fotodinâmica antimicrobiana por laser vermelho (660nm) em sessão semanal: ensaio clínico aleatório cruzado.

Processo: 20/05149-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Maria Cristina Zindel Deboni
Beneficiário:Beatriz Campos Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bucomaxilofacial   Reparação alveolar   Terapia fotodinâmica   Terapia a laser de baixa intensidade   Escala visual analógica   Ensaio clínico controlado aleatório

Resumo

Sabe-se da eficácia dos efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e fotobiomoduladores do laser e ainda de seu efeito antimicrobiano quando se aplica a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) associada, em pacientes portadores de lesões ou com risco aumentado a elas, como é o caso da osteonecrose dos maxilares por medicamentos. No entanto, a atuação do aPDT como terapia adjuvante para o melhor reparo pós-operatório de cirurgias odontológicas em pacientes saudáveis ainda é pouco estudada. A relevância clínica da nossa proposta se encontra justamente na necessidade crescente que existe atualmente em encontrar terapias que auxiliem o pós-operatório de cirurgias odontológicas, e que não estejam relacionadas a efeitos indesejáveis ou adversos à saúde, como é o caso dos analgésicos e anti-inflamatórios de uso em longo prazo. Serão selecionados 20 pacientes da Clínica de Cirurgia Odontológica da FOUSP, após exame clínico e radiográfico e será realizado um ensaio clínico aleatório tipo "splitmouth". Serão incluídos participantes voluntários entre 18 e 35 anos com a necessidade de exodontia dos terceiros molares bilaterais semi-inclusos ou inclusos com grau de dificuldade cirúrgica semelhante. A exodontia de terceiros molares se mostra ideal para tal estudo, uma vez que nos permite analisar os efeitos da terapia fotodinâmica no mesmo individuo comparativamente, eliminando variações de caráter individual. Além disso, por se tratar de um procedimento muitas vezes complexo, e relativamente traumático aos tecidos e que, portanto, envolve um pós-operatório que frequentemente apresenta relatos de dor, edema e inflamação, ele nos permite avaliar estas variáveis com maior facilidade. A amostra será aleatoriamente distribuída em Grupo aPDT ou Sham. A análise dos desfechos clínicos será avaliada comparativamente entre os grupos no mesmo paciente considerando os níveis de dor pós-operatória em diferentes períodos por meio do uso da escala Visual Analógica (VAS), a quantidade de analgésico consumido, e as características clínicas do reparo em 24h, 7 e 14 dias de pós-operatório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)