Bolsa 20/02308-6 - Educação matemática, Formação de professores - BV FAPESP
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Formação de professores indígenas: limites e perspectivas segundo egressos de um curso de licenciatura intercultural

Processo: 20/02308-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Leny Rodrigues Martins Teixeira
Beneficiário:Fernando Schlindwein Santino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Capacitação de professores   Povos indígenas   Mato Grosso do Sul
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Formação de Professores | Licenciatura Intercultural | Formação de Professores

Resumo

O objetivo geral desta proposta de dissertação consiste em compreender os subsídios teórico-práticos da formação de professores de Matemática, em um curso intercultural, e seus dispostos na perspectiva de desvelar condicionantes e racionalidades que emergem das concepções declaradas pelos seus agentes formadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com vista à caracterização de subsídios teórico-práticos sobre a temática formação de professores indígenas. Para tal, será analisado o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma licenciatura intercultural indígena, presente no Estado de Mato Grosso do Sul, a qual é considerada uma experiência bem-sucedida. A produção de dados dar-se-á por meio de entrevistas com a coordenação e os formadores, de modo a compreender as proposições e limites. Ao final, todas as fontes de informações recorridas serão cruzadas na tentativa de correlacionar os dados e concluir a pesquisa. Em termos de resultados esperados, o estudo poderá vir a demonstrar, pela natureza do trabalho de campo, a importância de apresentar e discutir características da especificidade da formação de professores indígenas na tentativa de levantar, como uma das conclusões, indicadores de proposituras às ações afirmativas no contexto de universidades paulistas que recebem estudantes de diversas etnias nas licenciaturas que ofertam. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTINO, Fernando Schlindwein. Formação de professores indígenas: limites e perspectivas segundo egressos de um curso de licenciatura intercultural. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.